logo
logo
banner show
 

Resgate da cultura
AO SOM DA VIOLA

Matéria da Revista Enfoque - Ano V nº 52 - Outubro de 2005

foto materia
foto materia
 

Pedro Paulo e Paulo Vitor se destacam no cenário musical, preservam as raízes e mostram a verdadeira moda de viola

Uma viola e um violão afinados, uma boa letra e um entardecer à sombra de uma frondosa árvore. Este seria o cenário perfeito para ouvir a autêntica música caipira, também chamada de música raiz. Mas hoje em dia, não existe hora nem lugar para apreciar a cultura do interior, principalmente nas vozes da dupla Pedro Paulo e Paulo Vitor, uma verdadeira unanimidade quando o assunto é este específico gênero musical. O segredo para o bom desempenho musical está no amor às raízes. “Crescemos ouvindo moda de viola e hoje percebemos o quanto ela vem sendo valorizada”, diz Pedro Paulo, que possui um gosto eclético para música e faz questão de escutar os mais variados gêneros musicais. “Quando se ouve música, se está pesquisando”, garante.

Na estrada há mais de 25 anos, os irmãos começaram a cantar e tocar as modas de viola que sempre predominaram na região da vizinha cidade de Cássia, onde nasceram, e também em Capetinga, onde foram criados e moraram até a idade adulta. Tomaram gosto pela música ainda crianças, por volta dos seis anos de idade, principalmente por influência do pai, que também cantava.

Como todos os artistas, Pedro Paulo e Paulo Vitor enfrentaram dificuldades no início da carreira, mas nada disso fez com que os dois irmãos desistissem de levar ao publico cada vez mais fiel sua visão do cotidiano através de sua música, composta em sua maior parte por Pedro Paulo em parceria com um dos grandes compositores da música sertaneja do país, Domiciano, num trabalho que já dura mais de 20 anos.

Com cinco CD's gravados, a dupla sonha viver exclusivamente da música

Apresentando-se sempre em Franca e em várias cidades circunvizinhas e também do estado de Minas Gerais, Pedro Paulo e Paulo Vitor procuram mesclar em seu repertório os sucessos do passado da verdadeira música de raiz com um estilo mais animado dos bailões, sem esquecer as músicas mais românticas que também fazem enorme sucesso entre o público que os acompanha. “Procuramos agradar com uma seleção bem variada, onde todos os estilos têm sua vez”, comenta Paulo Vitor.

Com cinco CD’s já gravados pela dupla, o maior sonho desses dois irmãos talvez seja o mesmo de todos os músicos: viver única e exclusivamente do seu trabalho artístico. “Sabemos o quanto isso é difícil, mas procuramos seguir em frente”, garantem.

Fiéis às suas origens, Pedro Paulo e Paulo Vitor têm defensores por todos os lados

A dedicação ao trabalho musical sempre foi acompanhada e apoiada de perto por toda a família, que compreendeu os momentos de ausência e até mesmo de um certo isolamento por causa das composições, que pedem mais concentração e inspiração.

A seriedade e o amor com os quais a dupla encara o seu trabalho são notadas em cada música, independente do gênero. Uma viagem às origens, um verdadeiro resgate à cultura sertaneja, cada vez mais presente entre os jovens e também entre as pessoas que realmente apreciam uma boa viola caipira.

Fonte: Revista Enfoque - Outubro de 2005


Escritório

Rua Oswaldo Borges de Freitas nº 2361, Jd. São Luiz II

Franca - SP

CEP: 14402-327

Contato para Shows

(16) 99116-6809

Redes Sociais

yt Pedro Paulo e Paulo Vitor
fb pedropauloepaulovitor
mbmt - mobile
Criado por  
Hospedado por   Dex provedor, Hospedagem de Sites